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09/10/2024

Sistema de ajuste de pressão de pneus em movimento que Marianne Vos venceu o Mundial de Gravel

Os sistemas para ajustar a pressão dos pneus durante a condução já existem há muito tempo e esta não é a primeira vez que são utilizados em competição. As suas aparições mais mediáticas têm sido em eventos como Paris-Roubaix, onde poder alterar a pressão dos pneus enquanto se pedala nos paralelepípedos ou asfalto pode fazer uma grande diferença, mas à medida que a sua tecnologia evolui, as suas aplicações crescem. Marianne Vos acaba de conferir uma prestigiosa vitória ao sistema Gravaa KAPS, o mais famoso deste tipo de dispositivos.

A equipe Visma – Lease a Bike tem a empresa Gravaa como um dos seus fornecedores técnicos oficiais. Graças a isso, eles tem acesso ao sistema de enchimento e esvaziamento de pneus on-the-go Gravaa KAPS, o mais famoso e evoluído deste tipo de dispositivo. Seu funcionamento é simples, embora a tecnologia para alcançá-lo seja complexa.

Lembramos que os cubos Gravaa possuem uma pequena bomba de ar que, aproveitando a energia da rotação, acumula pressão que, através de um tubo que se comunica com a válvula do pneu, permite adicionar ar ou liberar pressão. Isto torna-se especialmente útil em percursos heterogéneos, como uma corrida de gravel que inclui secções de terra, mas também secções de asfalto, onde a capacidade de rodar os pneus a uma pressão mais elevada representa uma poupança considerável de watts.

A utilização do sistema Gravaa permitiu a Marianne Vos optar por uma configuração bastante agressiva em sua Cervélo, escolhendo pneus de ciclocross Dugast para disputar o Mundial, ou seja, medindo 700x33c. Uma desvantagem no cascalho porque, embora permita andar muito rápido em asfalto e terrenos lisos, quando aparecem pedras elas ficam muito vulneráveis.

Poder controlar a pressão com os dois botões no guidão e sem depender diretamente de bateria, poder andar com menos pressão nos trechos off-road e com mais pressão nos trechos de estrada é um ganho importante, desde que a variável Peso (cerca de 450 gramas) e confiabilidade não são um ponto negativo. Por exemplo, Marianne Vos conseguiu enfrentar o sprint final que lhe rendeu a medalha de ouro com os pneus sob maior pressão que a rival, o que em finais apertadas pode ser a diferença entre vencer ou não.

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