Passo a passo para limpar a sua bicicleta corretamente

Vocâ ja sabe que ter a corrente e relação sempre limpas é uma questão de salubridade e economia de dinheiro - além de ganho de performance
Limpar a corrente da sua bicicleta é uma parte fundamental para reduzir o desgaste, melhorar o desempenho e demonstrar amor pela sua bicicleta.
É importante durante os meses mais úmidos e frios, quando as correntes das bicicletas podem ficar sujas e cobertas de sal corrosivo e areia de minério da estrada.
Limpar sua corrente e reduzir seu desgaste vai economizar dinheiro porque você terá que substituí-la com menos frequência.
Com tudo isso em mente, leia nosso guia para limpar correntes de bicicletas em etapas fáceis, que provavelmente contém mais informações do que você esperava.
A maneira mais fácil de limpar uma corrente de bicicleta
Se a sua bicicleta estiver equipada com freio a disco, você deve considerar cobrir o rotor do disco ou remover a roda. Se você não for cobri-lo, certifique-se de aplicar o desengraxante o mais longe possível dele - onde a corrente encontra o cassete, do lado da transmissão. Alternativamente, você pode usar um dispositivo de limpeza de corrente ou remover a roda e usar um protetor de corrente.
Pulverize um desengraxante de corrente pedalando para trás para cobrir toda peça. Se estiver usando um dispositivo de limpeza de corrente, despeje o produto até atingir a linha de enchimento.
Esfregue o desengraxante na corrente com uma escova de dentes velha ou pano. Esse pano deve ser velho e não pode ser usado posteriormente no quadro da bike, pois ele vai ficar bem manchado.
Aguarde dois minutos, é o suficiente para a ação do Graxa Zero. Nesse tempo, você poderia limpar o resto da bicicleta
Retire o desengraxante com água, apenas.
Limpe a corrente com um pano até que ela não fique mais preta. Se a sua corrente estiver muito suja, pode ser necessário repetir o processo de desengraxante.
Nesse momento, você pode lavar o resto da bicicleta se for necessário.
Utilize outro produto. O desengraxante não deve ser usado nas outras partes da bicicleta, mas somente na relação.
Para limpar o quadro, pneus, guidão etc, utilize um sabão específico para bikes, de preferência biodegradável.
Uma escova maior, bucha ou pano vão te ajudar a deixar tudo limpo.
Tire com água e volte a dar atenção para a relação da bike, que sempre foi a parte mais importante desse processo.
Quando não houver mais resíduos pretos saindo da corrente, seque-a. Não deixe a corrente molhada durante a noite para evitar o acúmulo de ferrugem.
Lubrifique a corrente. Recomendamos um lubrificante gotejador em vez de um spray. Em primeiro lugar, isso evita que o lubrificante entre no rotor ou na pinça do freio a disco (se aplicável).
Além disso, ao pingar uma gota de lubrificante em cada elo, você terá a oportunidade de inspecionar a corrente e o ajudará a detectar quaisquer problemas, como se houver um elo apertado ou um rebite mal pressionado ou ainda sujo.
Por que devo limpar a corrente da minha bicicleta?
Jason Smith, da instalação de testes independente Friction Facts, confirma que há uma perda mensurável de eficiência em uma corrente suja.
"Os números podem variar com base na 'sujeira' da corrente, mas, em média, os testes mostram que uma corrente suja pode diminuir a eficiência em cerca de 3 a 5 watts (considerando uma potência de 250 watts do piloto) - cerca de 1 a 2 por cento de perda de energia", diz ele.
"Por exemplo, digamos que uma corrente devidamente limpa e lubrificada consome cerca de 7 watts. A areia leve gerada em algumas viagens 'limpas' pode custar 3 watts adicionais em perdas por atrito."
Smith explica que o número aumenta: “Pedalar em vários passeios na estrada sem limpeza ou relubrificação pode custar cerca de 5 watts de perdas. Em casos extremos (MTB ou ciclocross, por exemplo), vimos uma corrente lamacenta adicionar 12 watts de perdas em relação à linha de base.
“Quando uma corrente não é devidamente limpa e lubrificada, os níveis de atrito aumentam nas superfícies deslizantes de cada elo da corrente. A 95 rpm com uma coroa dianteira de 53 dentes, 40.280 juntas de elos de corrente ocorrem a cada minuto [uma junta é um elo que se dobra para dentro ou para fora de uma coroa, cassete ou polia] à medida que a corrente serpenteia por toda a relação.
"Devido ao grande número de elos em constante articulação, é crucial garantir que o atrito seja minimizado dentro dos elos."
Muitos pilotos cometem o erro de não limpar as correntes antes da lubrificação. Se você lubrificar uma corrente suja, ela continuará atraindo mais contaminantes e não trará nenhum benefício especial.
Devo tirar a corrente da bicicleta para limpá-la?
Talvez você use um novo elo rápido (power link ou missing link).
Todo mundo tem uma visão um pouco diferente sobre se a corrente deve estar dentro ou fora da bicicleta para uma limpeza completa.
Remover a corrente da bicicleta e sacudi-la em um pote de desengraxante costumava ser uma prática comum, mas não tanto mais. Com as correntes a tornarem-se mais precisas à medida que mais engrenagens foram adicionadas às transmissões modernas, as nossas técnicas de limpeza tiveram de se adaptar.
Se a sua corrente usa um pino de união para se conectar, em vez de um elo rápido, eles normalmente são projetados para serem colocados uma vez e depois removidos somente quando estiverem desgastados.
Calvin Jones, da Park Tool, diz “se a corrente tiver um 'rebite de conexão', você cria um elo fraco toda vez que remover e instalar o rebite de conexão. É melhor deixar mesmo um link mestre sozinho.
“Os melhores links mestres... 'encaixam' no lugar e retirá-los e religá-los remove a firmeza desse recurso. Novamente, você está criando um elo fraco.
"Para aqueles com elos (oficialmente) não reutilizáveis, Shimano, SRAM e Campagnolo recomendam o uso de um elo rápido novo sempre que uma corrente for instalada.
No entanto, muitos ciclistas reutilizam links rápidos não reutilizáveis com sucesso, apesar das marcas insistirem contra isso.
Uma corrente pode estar muito limpa?
Uma corrente limpa é uma corrente feliz, ou não?
Algumas pessoas acreditam que limpar demais uma corrente remove a graxa de fábrica difícil de substituir de dentro dos rolos. Embora seja importante garantir que a corrente esteja corretamente lubrificada, há pouco risco de a corrente estar muito limpa.
“Achamos que uma corrente nunca pode estar muito limpa, desde que seja devidamente lubrificada após a limpeza”, relata Smith. “Na verdade, quando a Friction Facts estava no negócio de tratamento de correntes [o processo de otimização UltraFast adquirido pela CeramicSpeed], nós removemos completamente a corrente usando solventes pesados. O objetivo era conseguir uma superfície metálica pura, antes do tratamento de lubrificação."
Fizemos a mesma pergunta a Jones, à qual sua resposta foi simplesmente: “Não, mas em algum momento, você está limpando apenas por diversão”.
Depois que a corrente estiver limpa, Smith alerta para não esperar muito depois da limpeza antes de aplicar o lubrificante: “Isso minimiza a oxidação de uma corrente seca”.
“Parte do processo total de limpeza é a relubrificação. Escolher um lubrificante de corrente de alta eficiência é a maneira mais fácil e econômica de reduzir o atrito em um sistema de transmissão”, diz Smith.
Alguns produtos afirmam ser um limpador e lubrificante completo, mas descobrimos que eles são muito finos para uma lubrificação adequada em viagens mais longas. Porém, a prática é a mesma com qualquer lubrificante – limpe o excesso.
Smith concorda com essa prática, afirmando que é melhor lubrificar uma corrente suja do que não lubrificar.
“No mínimo, o ciclista deve relubrificar a corrente antes de cada pedal, mesmo que esteja relubrificando uma corrente suja. Para maior eficiência, é melhor lubrificar novamente uma corrente suja do que não fazer nada”, sugere Smith.
Se você seguir este conselho passando a corrente por um pano limpo, provavelmente se livrará de muitos problemas de uma corrente suja, mas não todos.
A prevenção é talvez a melhor coisa para ser preguiçoso. Jones sugere: “Primeiro, use menos óleo ao lubrificar. Não molhe uma corrente em lubrificante. Use um lubrificante gotejador e coloque uma gota ao longo de cada junta, cada elo no rolo. Lavar sua corrente com desengripante spray certamente fornece lubrificante, mas também espalha todas as placas laterais, tornando a corrente um coletor de sujeira.