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29/08/2024

Por que a corrente da bicicleta precisa ser trocada?

O leigo pode pensar que uma peça tão forte não precisa ser trocada nunca, ou somente no dia que ela arrebentar. Os prejuízos desse equívoco podem ser enormes.

Por Breno Bizinoto

 

A bicicleta é um equipamento sensível, onde cada componente tem uma função primordial. Qualquer peça que parar de funcionar vai te mandar um alerta imediato que vai atrapalhar a sua pilotagem imediatamente.

Acontece que, antes de parar de funcionar, algumas peças pedem por manutenção, que muitas vezes é um pedido silencioso e invisível.

É o caso da corrente que pede para ser trocada de tempos em tempos. Ela não vai fazer barulho e nem vai ficar desregulada quando chegar o momento da troca. Na verdade, se aparecerem problemas no funcionamento da corrente é por que você está MUITO atrasado e já deveria ter feito várias trocas antes destes problemas terem aparecido.

Como eles apareceram, agora não basta mais trocar a corrente: é possível que precise trocar também as coroas, cassete e até polias do câmbio. Isso custa bem mais caro do que ter trocado a corrente alguns meses antes.

Uma corrente que entra em nível crítico de desgaste vai envelhecer prematuramente essas outras peças que ficam em contato com ela. Vale muito mais a pena trocar só a corrente, para evitar este problema.

E aí vem a grande pergunta: quantos quilômetros dura uma corrente?

Sinto te dizer, mas não é assim tão simples como nos manuais de carro que geralmente dizem “10 mil quilômetros ou 6 meses, o que chegar primeiro”.

Não é tão simples por que, a corrente está sujeita a muitas variáveis. Quanto pesa o piloto? Quantos watts ele aplica? Muitas arrancadas ou pedais mais planos e constantes? Tem terra? Tem barro? Chuva? Lubrificou com frequência? Usou o lubrificante correto? Lavagem estava em dia?

Parecem simples detalhes, mas a depender dessas perguntas, uma corrente pode durar 5.000 km ou somente 300 km. Vai depender do quanto ela desgastou.

A notícia boa é que não é difícil descobrir se a corrente atingiu o nível de desgaste em questão. Toda oficina mecânica tem uma ferramenta chamada “medidor de desgaste de corrente”, e o nome já explica pra que ela serve.

 

Essa pequena peça é inserida dessa forma na corrente e faz uma medição dos tamanhos dos elos da corrente. Se a peça não consegue entrar totalmente nos elos, significa que essa corrente ainda não foi esticada, ou seja, ainda está com a vida útil boa.

Dando um zoom podemos ver como o medidor ainda é maior que a corrente

 

Nesta segunda imagem, uma outra corrente mais velha que está mais esticada, e permite que o medidor fique mais confortável dentro dos elos, com uma inserção mais profunda.

Este esticamento da corrente na imagem acima é um nível de desgaste que ainda é aceitável, mas já se aproxima do momento da troca.

Não é difícil encontrar correntes em que o medidor entra completamente nos elos e ainda fica folgado lá dentro. Neste caso, já passou da hora de trocar, certamente já tendo causado prejuízos no cassete e coroa(s).

E pra avaliar se o cassete e coroas estão danificados é um pouco mais difícil, pois a ferramenta de aferição de desgaste deles é um pouco mais chatinha de trabalhar. Nesse caso, vale a pena testar se o cassete casou com a nova corrente. Se sim, vida que segue. Se não, prepare seu bolso.

E é claro que os cuidados com a corrente são importantes para fazer ela durar mais: manter o equipamento sempre limpo, tirando sempre as sujeiras e suas abrasividades da relação, sobretudo aquela que fica incrustada nos elos.

Lubrificação correta, que evita o acúmulo de sujeira, mas que cumpra a sua função primária: reduzir o atrito entre as peças metálicas.

Esses pequenos gastos – fazer a troca no tempo certo, ter um medidor de desgaste, usar um bom óleo e fazer a limpeza – são na verdade investimentos para gastarmos menos dinheiro trocando peças que são caras, assim como servem para manter nosso equipamento funcionando perfeitamente, sem barulhos nem desregulagens.

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